terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Começando do começo...

Bem, para quem tem dúvidas gostaria de responder um pequeno FAQ

-Devo comprar ou fazer uma placa?
Bem se você já possui um conhecimento em eletrônica, prototipagem, sabe características e código de componentes, tanto o layout da placa como a lista de componentes estão disponíveis na licença GPL veja mais em: http://www.arduino.cc/en/Main/Policy caso seja iniciante continue lendo.

- Onde eu encontro Arduino?
No Brasil existem lojas que vendem o Arduino, porém ainda com preços exorbitantes, há também pessoas quem fazem as placas e as vendem por um preço bom. Para quem tem cartão internacional basta associar o número ao PayPal para comprar, obviamente, em sites que ofereçam esse serviço. A vantagem de se comprar fora, além do preço, são as variedades de placas, a desvantagem é só demora pra chegar.

- Quais sites vendem Arduino e outros componentes eletrônicos?
Se alguém conhecer outros por favor divulgue!
Obviamente antes de comprar devemos fazer uma pesquisa e ver o custo do produto+frete tendo em vista a oscilação do valor do dólar.

- Para quem compra de fora demora quanto tempo pra chegar?
Depende da época do ano, fui fazer compras em novembro (Robotshop), até agora to esperando... mas já cheguei a receber em 10 dias (Cutedigi) e dois meses (Seeedstudio), mas creio que nessa época do ano (janeiro) seja mais tranqüila.

- Qual Arduino devo comprar?
Aqui tem algumas formas de como o  Arduino se apresenta http://arduino.cc/en/Main/Hardware
Alguns exemplos de placas criadas. Invente o seu Arduino também!

- Comprei o Arduino (e o cabo USB é claro...) e agora?
Na página http://arduino.cc/ no link “download” você pode baixar o último release do ambiente de desenvolvimento para Windows, Mac OS X ou Linux (32 bit) e, se preferir também pode baixar o código fonte e alterá-lo! Após baixá-lo descompacte em um local conhecido.

- Como instalar a IDE de desenvolvimento? 
No Getting Started with Arduino (http://arduino.cc/en/Guide/HomePage) há o passo a passo para Windows, Mac OS X e Linux . 


Marcelo Melo

3 comentários: